top of page
Cópia de (cópia de segurança) Cópia
Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe
Medidas de proteção social durante políticas de austeridade

Em tempos de crise, de acordo com  evidências testadas por escolas econômicas ortodoxas, as políticas de austeridade demonstram ser um caminho positivo para a economia. Porém, as políticas de austeridade, na maioria das vezes, afetam principalmente as camadas mais pobres da população. Quando cortes de gastos são aplicados pelo Estado, as “economias” geralmente iniciam-se em projetos sociais e auxílios prestados pelo governo. 

A América Latina vem apresentando um cenário preocupante. O subcontinente teve uma estagnação econômica puxada principalmente por países como Argentina, Nicarágua e Venezuela, além de crises e incertezas políticas espelhadas por outros países. Nesse cenário, visando rápida recuperação, os governos tendem a adotar as políticas de austeridade.

Sabendo da necessidade de recuperar a economia dos países e também da obrigação primordial de manter a população segura e desfrutando de seus direitos, a CEPAL convida os delegados para que juntos encontrem um modo de recuperar o crescimento do país sem que com isso, as parcelas da população mais necessitadas de amparo estatal sejam ainda mais prejudicadas.

 Décima Edição 

Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG 

bottom of page