top of page
Cópia de (cópia de segurança) Cópia
Sistema Nacional de Meio Ambiente
Os impactos e a segurança socioambiental de barragens de rejeitos no Brasil

Dentro da história do Brasil, a extração mineral foi um mecanismo de relevância, tanto na sua formação econômica, quanto política. Um grande marco nessa história é a criação em 1937 do DNPM, Departamento Nacional de Producao Mineral. A partir de então, o brasil vem sendo alvo de inúmeros investimentos em relação a suas minas, atraindo empresas do mundo todo para sua exploração.
Depois dos crimes ambientais ocorridos em Minas Gerais, nos anos de 2015 e 2019, nas cidades de Mariana e Brumadinho, o tema das barragens de rejeitos, sua manutenção e o perigo posto por elas comoveu todo o mundo, tornando o assunto tema de vários debates. O medo e o grande números de barragens com um alta probabilidade de rompimento em zonas urbanizadas criou na população um
distanciamento muito grande em relação a atividade minerária, que economicamente é peça fundamental no Brasil.
Como forma de buscar uma melhor maneira de relacionar os fatores econômicos e socioambientais, além de elaborar medidas que devem ser tomadas por essas empresas, o SISNAMA, trabalhando dentro de uma perspectiva nacional, torna o debate sobre a realidade acerca do tema um motivo real de discussões.

 Décima Edição 

Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG 

bottom of page